Skip Navigation LinksHome > Institucional
Institucional

NOSSA HISTÓRIA

Os SINTRACESPs foram fundados em 14 de maio de 2009 por trabalhadores cooperados que por trazerem em sua experiência de vida a atividade sindical, resolveram se unir para fundar as entidades. 

A luta da categoria já se iniciou no dia de sua fundação.  Sindicalistas de diversas centrais sindicais compareceram ao local na data e hora marcada no edital de convocação para fundação das entidades e tentaram a todo custo impedir que a categoria se organizasse em sindicato.

Com o auxilio da Polícia Militar do Estado de São Paulo e muita garra e determinação estes destemidos trabalhadores conseguiram, sob protestos dos referidos sindicalistas, realizar suas assembleias e fundar os Sindicatos.

As dificuldades financeiras e, conseqüentemente, de sobrevivência enfrentada por estes desbravadores foram enormes.  Os custos para a fundação de um sindicato sugerem que apenas quem tem dinheiro pode organizar uma categoria.  No entanto, a determinação destes trabalhadores mais uma vez falou mais alto e mais esta etapa foi vencida, realizando rifas, trabalhos temporários (os chamados bicos) e se privando, muitas vezes, até do básico: a alimentação.

Entretanto, como diz o ditado, “a união faz a força” e juntos conseguiram vencer a fase burocrática de fundação do sindicato e congregar os trabalhadores cooperados destas categorias.

Desde então, os trabalhadores cooperados podem contar com mais algumas entidades que os represente perante o poder público e privado sempre que necessário.

 

OBJETIVO DOS SINDICATOS

O objetivo principal de fundação dos SINTRACESPs é reunir os trabalhadores que trabalham como cooperados de cooperativas de trabalho no Estado e São Paulo em uma única entidade de cada segmento de atuação (categoria profissional), visando garantir aos que optam por este modelo o direito ao trabalho na forma de cooperado.

Muito embora a própria cooperativa já funcione de forma a representar os interesses destes trabalhadores, a intenção dos Sindicatos é estabelecer um consenso entre as diversas cooperativas de trabalho do setor intermediando, quando necessário, a relação entre o trabalhador cooperado, a cooperativa e o tomador de serviços desta.

Também faz parte dos objetivos dos Sindicatos promover o trabalho digno destas categorias, protegendo-os das falsas cooperativas e atuando como parceiro das demais entidades do setor, como OCB, OCESP, SINCOTRASP, SINTRECESP, ANACCOOP e outros.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os SINTRACESPs e a FETRACESP sentem-se honrados por sua visita ao nosso portal.  Esperamos que tenha encontrado o que procurava e, se você for um cooperado, que junte-se a nós.

Saudações Cooperativistas,